terça-feira, 31 de maio de 2011

O Senado, História e o silêncio dos Historiadores

Hoje acordei mais indignada do que nunca, ontem cheguei em casa feliz depois de quase duas horas de um basquete bem pegado, tomei um banho, dei uma mimada no meu filhote e tava quase indo pra cama quando surge na tela da TV a figura sempre intragável do excelentíssimo senador José Sarney tentando justificar a exclusão de um tal de "túnel do tempo" que existe nos corredores do Senado o impeachment do outro igualmente intragável Fernando Collor.

Pausa para náusea.

Como assim? Excluiu como? Porquê?

Ele mesmo nos "ilumina" com toda sua sapiência:

"Olha, eu não posso censurar os historiadores encarregados de fazer a história, talvez esse episódio seja apenas um acidente que não devia ter acontecido na história do Brasil"

Acidente????

Vejam, a História não é única. Nunca foi, nem será neutra, imparcial ou a verdade absoluta. Existem diferentes pontos de vista e análises possíveis sobre diferentes momentos da história mundial. Não sou a melhor pessoa pra explanar sobre isso, teoria e metodologia nunca foram meus fortes e poderíamos discutir esse assunto por milênios. Certamente, amanhã ou depois alguém mais gabaritado poderá ter argumentos melhores que os meus sobre isso. Meus argumentos são passionais, frutos de minha paixão pela carreira que abracei.

Classificar como acidente o talvez mais emblemático movimento de mobilização da sociedade brasileira é uma aberração histórica. Ele pode achar que é um acidente, pode até concordar com o Collor, achar ele um cara legal e convidá-lo pra jantar. O que ele não pode é negar esse passado. Mas entendamos a sua lógica: povo não foi feito pra se manifestar, povo é povo só pra votar nele. E só. Cada vez que o povo pensa é algo menor, sem importância. Afinal, quem sabe o que é bom para o povo é ele.

Pausa para mais uma náusea.

O que mais me preocupa nesse caso não é o uso que está sendo feito da História do Brasil, não é a primeira nem será a última vez que isso acontece, me preocupa o silêncio da minha pretensa categoria.

Para aqueles que não sabem Historiador não é uma profissão. Sério. Acreditem.

E porquê?

Não sei precisar.

Somos ótimos em produzir conhecimento histórico, temos ótimos historiadores, pesquisadores e centros de pesquisa de excelência. Mas somos incapazes de defender nosso próprio campo. E nessa falta de mobilização se proliferam "estudos históricos" sem método e informações ditas "históricas" replicadas aos borbotões pela web.

A regulamentação* vai resolver isso? Talvez não.

Isso pode? No momento em que os Historiadores consentem, pode.




O que li sobre o assunto:



*A regulamentação da profissão não significa a proibição da atividade por qualquer pessoa, garante vagas em concursos públicos e estabelece com mais clareza o papel do Historiador na avaliação e seleção de documentos para preservação, na organização de exposições, publicações, eventos, serviços de pesquisas, e ainda na elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos trabalhos sobre temas históricos. Sob meu ponto de vista seria a possibilidade de no mínimo averiguar autoria e responsabilidade sobre determinada exposição por exemplo.

segunda-feira, 30 de maio de 2011

Domingão!

Fez frio, mas não muito.
E tinha sol!
Mais perfeito só pelas minhas companhias: chimarrão, bergamota, maridão e filhão!





Muito amor!

Danças...

Acho que dançar é uma das coisas mais lindas que o ser humano pode fazer com seu próprio corpo.
Sábado foi dia de trabalho, o MUHM estava participando da Feira do Livro do Corredor Cultural do Bom Fim no "pátio" do Museu da UFRGS. Obviamente, eu estive lá o dia todo.

Várias atividades se desenrolaram, mas as mais lindas foram as apresentações de dança: flamenco (com o Tablado Andaluz), gauchesca e samba com um grupo da própria UFRGS que infelizmente não entendi o nome anunciado no microfone (....), tirei algumas fotos, e sinceramente tive vontade de dançar todas!

Não sei o que acho mais lindo no flamenco: sapateado, mãos, postura, vestidos, música...



Sim, sou bairrista: acho lindo danças folclóricas gauchescas.
E homem pilchado fica lindo! (pode até ser meio desprovido de beleza que a pilcha dá uma força...)













O grupo que se apresentou mais tarde, com um samba de roda excelente acabei não tirando uma foto decente (não que essas estejam boas...). Mas fica o registro: adorei as saias de chita e o samba!

Vamos dançar meu povo!

quinta-feira, 26 de maio de 2011

Participação na Ágora Virtual

Ontem a tarde reservei alguns minutos do meu atribulado dia para conversar on-line com o Secretário de Transporte e Mobilidade de Canoas, Luiz Carlos Bertotto, na Ágora Virtual, ferramenta de participação popular lançada pela Prefeitura de Canoas (RS) - Saiba mais aqui.

Sou conhecida entre meus amigos por ser "reclamona". E sempre digo a mesma coisa: "sese considera" reclamona a pessoa que não se furta de cobrar seus direitos, sim sou!!

Estou há algum tempo reclamando via twitter e e-mail sobre o transporte coletivo de Canoas. A empresa Vicasa que faz o transporte direto pra Porto Alegre é um verdadeiro vexame: ônibus caindo aos pedaços, tabela horária com intervalos de 45min e falta total de informações decentes aos usuários, e nem tô falando só do site, até por e-mail e telefone eles são péssimos. A outra empresa, que faz o transporte dentro do município, a Sogal, é "menos pior" minha bronca com eles é só a falta de informação: a linha que eu utilizo (Nazário-São João) não consta no site, pra saber a tabela horária tive que pedir por e-mail (menos mal que responderam) e foram feitas duas mudanças no itinerário sem aviso aos usuários.

Então ontem aproveitei e apresentei essas reclamações diretamente ao Secretário. A ferramenta é um pouco confusa, mas a resposta que ele me deu pra falta de aviso sobre a mudança de itinerário foi no mínimo rídicula: foram colocados cartazes nos ônibus avisando que a mudança de itinerário ocorreria a partir do dia 11 de maio.

Hã?

O nobre secretário, que anda diariamente em carro oficial, quis me convencer que havia um cartaz no ônibus que eu pego TODOS OS DIAS no mesmo horário!!! Sei até o número do carro: 079. Hoje peguei ele novamente e cadê o cartaz? Foi retirado assim que a mudança entrou em vigor? Ah tá... senta lá Cláudia...

Bueno, naquele momento tava trabalhando e não pude dar a resposta que eu gostaria ao Secretário, então agora vai:

"Prezado Secretário,

Posso lhe garantir que não havia cartaz algum no ônibus que circulou na linha Nazário-São João entre os horários das 8h às 9h da manhã da semana anterior ao dia 11/05. Utilizo essa linha diariamente, com exceção de alguns dias que pego alguma carona ou coisa que o valha (e isso não aconteceu na semana em questão).

Se cartaz houve nesses carros e por alguma "fatalidade" eu não vi a comunicação segue tendo um problema que precisa ser verificado. Receber informações tão importantes não pode ser uma questão de sorte. É um direito que tenho e se o Sr. realmente acredita que sou "azarada" não há muito o que fazer.
Eu sigo acreditando que é necessário solicitar a empresa em questão maior agilidade e competência na prestação de um serviço público."

Minha maior surpresa foi quando perguntei sobre acessibilidade, ou melhor, a falta de, nas linhas da Vicasa. A resposta: a Vicasa é responsabilidade da Metroplam. Será que o "Secretário de Transportes e Mobilidade Urbana" de Canoas não tem responsabilidade nenhuma sobre isso? A Vicasa não presta serviços em prol da "Mobilidade Urbana" dos canoenses? Pelo visto, não, isso é assunto pra outra secretaria, ou órgão, ou então te vira usuário...

Morro e não vejo tudo....

Junto com isso segue a minha pergunta: devemos ou não reclamar? Vejam que essa criatura que tem poder para mudar uma situação só sabe o que a empresa quer que ele saiba: que foram colocados cartazes e que todos os usuários estão felizes e contentes. Acho que é meu dever informá-lo, assim não poderá mais usar a tão falada desculpa do "eu não sabia".

Toda a conversa com o Secretário está disponível no site da Ágora veja aqui

quarta-feira, 25 de maio de 2011

Tuiteira, eu???

Bueno, ontem fui participar do lançamento do Gabinete Digital do Governo do RS. Fui sorteada via twitter para participar na categoria "tuiteiro". Mas será que sou isso mesmo?

Meu maridão está preocupado que esteja já padecendo de FOMO ("fear of missing out, ou medo de perder alguma coisa", mais aqui), mas até acho graça. Afinal, a culpa é dele! Sempre gostei de brinquedinhos tecnológicos (desde o tempo do Nintendo...) e casando com um cara da área de TI isso foi elevado a 10ª potência kkkkk. Mas devo dizer que tenho gostado cada vez mais do mundo virtual. Acho que a minha gravidez auxiliou muito nesse mergulho: a rede formada por mulheres grávidas na web é de impressionar! No mesmo dia que descobri que estava grávida pude acessar informações mil! E daí não parei mais!

Mas voltando ao tema, Gabinete Digital e minha participação. A pergunta segue: porque eu? Na versão oficial foi um "sorteio", mas tenho uma amiga jornalista que me disse que isso não pode ser tão sorteado assim. Então vejamos: porque eu fui "sorteada"? Não tenho seguidores o suficiente no twitter para ser "formadora de opinião" (97 no dia do sorteio) e não tenho blog influente (esse nem tava aberto até o dia do sorteio). Então definitivamente não sei porque fui escolhida.

Dito isso ficarei com a opção "Nenhuma das anteriores" ;-)

Só sei que gostei pra caramba de ter sido sorteada/escolhida e de ter participado. Vou escrever mais sobre isso aqui, e incluir fotos, prometo.

Por enquanto devo dizer que gostei muito da proposta do Gabinete Digital, a ideia de democracia em rede é promissora. Se ele funcionar tem potencial para ser uma ferramenta revolucionária, no entanto, meu entusiasmo de ontem levou um grande balde de água fria: até esse exato momento os vídeos do lançamento ainda não estavam disponíveis no portal, sendo que a promessa era de minutos após o fim da solenidade... enfim...

Céu

Saída no meio da tarde pra reunião me proporcionou essa imagem em pleno horário de trabalho...
Acho lindo, renovou meu dia!

sexta-feira, 20 de maio de 2011

Passeando de ônibus...

Ontem saí do Museu mais tarde e fui encontrar o maridão no ginásio do Zequinha, que fica na "boca" da zona norte de POA. Como de praxe peguei um ônibus.

Sabe que eu gosto de andar de ônibus? é a possibilidade de curtir a vista sem me preocupar com os idiotas que não sinalizam veículo e correm tipo manada...

Esse passeio em especial foi muito legal, peguei o IAPI e andei um pouco por aquele bairro.

Adoro ver casas. E as casas do IAPI tem um charme a mais. Lá até os prédios parecem casas. Não são altos. Têm o tamanho ideal para comportar bastante gente (necessidades da urbanização) sem que se perca o céu. Casas com árvores, janelas grandes (ainda que com grades) e alguma grama.

Viajei horrores nessa viagem, foram 20min bem longos ;-)

quarta-feira, 18 de maio de 2011

Abrindo o blog um vídeo

No dia em que decidi firmemente abrir esse blog recebi pelo twitter da @eusouryca esse vídeo que amei!


E não é essa uma ótima definição da mulher??

Simplesmente Mulher
Silvia Machete
Composição : Silvia Machete


Tantas, sou só uma e sou tantas
Sou devassa e sou santa
Recatada e vulgar

Louca,tão centrada e tão louca
Degustando em tua boca
As delícias de amar

Me respeita e me abusa
Me ame como quiser
Simples demais ou confusa
Sou simplesmente mulher


Tirei a letra daqui