sexta-feira, 19 de agosto de 2011

Dia do Historiador

Desde 2009 o dia 19 de agosto é dedicado ao Historiador. É um dia a se comemorar, mas também para mobilizar: apesar do reconhecimento ainda não temos uma profissão regulamentada.

Eu entrei para o curso de História para ser professora de História. É isso que mais me fascina. Fiz pesquisa e gosto também, mas quero mesmo é dar aulas. Nesse campo estamos razoavelmente instalados, apesar de ainda convivermos com formados em geografia dando aulas de História e graduados em História dando aula de filosofia, sociologia, geografia e etc...


Durante anos o debate sobre a regulamentação foi negligenciado. Eu acredito que por falta de mobilização da própria categoria. Liderados por Doutores confortavelmente alojados em suas cátedras universitárias os historiadores não viam necessidade em ser "profissão". Fazer História era paixão, "militância".

Mas não tem lugar pra todo mundo na academia. Isso é fato.


Atualmente temos dois projetos de lei que tramitam no Congresso Nacional (um no Senado e outro na Câmara) que pretendem deixar mais claro a todos que os historiadores também são fundamentais nas instituições de memória, de salva-guarda do patrimônio:

Art. 4º São atribuições dos historiadores:

I – magistério da disciplina de História nos estabelecimentos de ensino fundamental, médio e superior;
II – organização de informações para publicações, exposições e eventos em empresas, museus, editoras, produtoras de vídeo e de CD-ROM, ou emissoras de televisão, sobre temas de História;
III – planejamento, organização, implantação e direção de serviços de pesquisa histórica;
IV – assessoramento, organização, implantação e direção de serviços de documentação e informação histórica;
V – assessoramento voltado à avaliação e seleção de documentos, para fins de preservação;
VI – elaboração de pareceres, relatórios, planos, projetos, laudos e trabalhos sobre temas históricos.
(projeto na íntegra aqui)



Outro fato: não só faltam lugares na academia como cresce a demanda fora dela. Principalmente na área da Cultura, especificamente na área de Patrimônio. Arquivistas, bibliotecários, museólogos, turismólogos já entenderam o recado e providenciaram suas vagas: atualmente não se pode ter um museu ou memorial sem um arquivista e um museólogo. A presença de um Historiador, o que na minha opinião é mais do que obrigatória no caso dos museus históricos, é "perfumaria", afinal, não existimos enquanto categoria profissional.


E aí?


O que faremos?

Continuaremos a reclamar que não somos consultados e deixar que museus históricos continuem divulgando o que bem entendem sem um mínimo de reflexão?Claro que é mais fácil reclamar....

Acho que caminhamos bastante, a ANPUH (graças ao Prof. Durval Muniz) finalmente entrou na discussão, e isso é extremamente salutar. O projeto de autoria do Senador Paulo Paim no Senado aparentemente caminha a passos largos, passamos já pelas comissão mais complicadas, Constituição e Justiça, e Trabalho.

Eu sou defensora ardorosa da regulamentação. Eu fiz um curso superior, mestrado e sou uma profissional. Amo o que eu faço, tenho paixão pelo ofício, mas também tenho um estômago. Estudei muito pra estar onde estou e quero ser reconhecida por isso.

Não acho que a regulamentação vai resolver todos os nossos problemas, mas acho que é parte da solução. Temos pela frente o desafio de pensar como será a atuação do Historiador frente a crescente "patrimonialização", teremos o poder de legitimar ou não determinados discursos, mas isso é pra depois....

Por hora vamos nos mobilizar e aprovar o projeto!

O último movimento foi quarta, o projeto chegou a Comissão de Assuntos Sociais e foi designado relator o Senador Cristovam Buarque, o que é positivo pois na outra vez que a matéria esteve nessa mesma comissão ele escreveu no relatório:


"Estamos convencidos de que, com essa regulamentação, além de se tornarem os cursos de História mais atraentes, uma vez que irá facilitar o acesso dos formandos ao mercado de trabalho, abrir-se-ão novos espaços ao historiador, que poderá colaborar de maneira mais efetiva na defesa do interesse coletivo, ao contribuir para a preservação de nosso patrimônio artístico e cultural.

A par desses aspectos, enfatize-se que, com a presente regulamentação, cria-se, finalmente, uma identidade legal do profissional da História. E, como bem asseverou o autor da proposta, num mundo onde a qualidade e a excelência de bens e serviços vêm se sofisticando sempre mais, dão-se condições ao historiador para que possa exercer sua profissão com amplitude de direitos, não permitindo a atividade a terceiros não qualificados tecnicamente ou sem formação adequada para o seu exercício
."


(íntegra aqui)

Eu tô com ele! Se tu tem twitter mande uma mensagem para ele solicitando aprovação @Sen_Cristovam , no site dele (aqui) tem mais outras formas de contato!

Aos Historiadores: PARABÉNS!!! \o/

segunda-feira, 15 de agosto de 2011

Sou uma criatura emocional!!


Hoje, como faço sempre que almoço na minha sala, dediquei parte do meu horário de intervalo para ler meu blogs prediletos e etc., e fui presenteada pelo post maravilhoso da Kalu no Blog Mamíferas intitulado Menina Interior, nele ela compartilha conosco um vídeo com uma palestra com Eve Ensler, que até então não sabia nem quem era, e agora está no meu rol "pessoas que amo sem conhecer" ;-).

O texto da Kalu é algo maravilhoso, sensível e gostoso de ler, e a palestra me encheu os olhos de lágrimas...

Eve tocou num ponto que pra mim é fundamental "há tanto poder em ser uma menina que precisamos treinar as pessoas a não serem meninas".
Mulheres, o mundo precisa que nos libertemos. E agora tenho um dado estatístico para fundamentar o que eu já achava só de "coração": "se uma entre cada oito pessoas no planeta é uma menina com idade entre 10 e 24 anos, elas então são a chave, não só no mundo em desenvolvimento, como no mundo todo, para o futuro da humanidade."

Tive que dar uma catada, mas achei legendado e quero compartilhar com vocês.



Ela finaliza com um texto do seu livro que não resisti e tive que transcrever, e agora vou levar como um mantra "Sou uma criatura emocional"


Sou uma criatura emocional

Adoro ser uma menina
Eu sinto o que você está sentindo enquanto você sente o sentimento anterior.

Sou uma criatura emocional

Para mim nada vem em forma de teorias intelectuais ou ideias pré-concebidas.
Tudo pulsa através de meus órgãos e pernas e queimas minhas orelhas.
Eu sei quando sua namorada esta irritada, mesmo quando ela faz tudo do jeito que você quer.

Sei quando uma tempestade se aproxima.
Posso sentir as vibrações no ar.

Sei quando ele não vai ligar. É uma sensação que tenho.

Sou uma criatura emocional.

Adoro levar tudo muito a sério.
Tudo é muito intenso para mim, minha maneira de andar, o jeito que minha mãe me acorda, a dor insuportável da perda, a maneira como encaro más notícias.

Sou uma criatura emocional.
Estou conectada a tudo e a todos. Nasci assim.
Não diga que isso é negativo, que é coisa de adolescente, que é coisa de menina.
Esses sentimentos fazem de mim uma pessoa melhor.
Uma pessoa presente, uma pessoa preparada, uma pessoa forte.

Sou uma criatura emocional.

É um jeito especial de saber das coisas, que as mulheres mais velhas parecem ter esquecido.
Eu fico feliz de ainda ter isso em mim.
Eu sei quando o côco está para cair.
Sei quando a Terra chega a seu limite.
Sei que meu pai não vai voltar, e que ninguém está preparado para enfrentar o fogo.
Sei que batons são mais importantes que parecem, que meninos são muito inseguros, que terroristas são formados, não nascem terroristas.
Sei que um beijo pode destruir toda a minha capacidade de decisão.

E sabe do que mais? Ás vezes é o certo.

Nada disso é extremado.
É coisa de menina, o que todos seríamos se deixássemos as portas abertas.
Não me diga para não chorar, para me acalmar, para não ser tão exagerada, para ser razoável.
Eu sou uma criatura emocional.

Foi assim que a Terra foi criada, que o vento continua a polinizar.
Não há como dizer para o Oceano Atlântico para se comportar.

Sou uma criatura emocional

Por que você deveria me magoar e me derrotar?
Eu sou a sua memória
Posso levá-lo lá.
Nada se diluiu
Nada vazou
Eu adoro, entendem, adoro poder sentir o que você está sentido
Mesmo que me matem, mesmo que machuquem meu coração, mesmo que me desvirtuem, ou que me forcem a ser responsável.

Eu sou uma criatura emocional, incondicional, devotada.
E eu amo, repito, eu amo, amo, amo ser uma menina.

Sobre Eve Ensler, em inglês e espanhol, aqui.

domingo, 14 de agosto de 2011

A beleza

Sempre que vejo esse vídeo do Ricky Martin fico espantada com a diversidade da beleza. A música é ótima, a letra é linda e não tem uma pessoa feia nesse clipe.

E vejam, não estou falando de mulheres secas e rebolantes dos clipes "pornô-soft" que circulam por aí. São pessoas de todos os tipos e todas lindas. Tem negros, brancos, ruivos, carecas, "góticos", e todos os tipos de penteados. Em comum somente o fato de serem lindos.




Eu acho a beleza fundamental. Estou falando de beleza real, nada de seres esquálidos e que não envelhecem. O tempo ensina que o que é realmente belo é o corpo humano em suas variações. Tenho fascinação pelo que é natural, me encanta muito ver como nosso corpo é perfeito, tudo funciona em harmonia e por isso é belo.

Essa música traz ainda, pelo menos pra mim, mais uma grande mensagem: o melhor em mim é você. Somos todos um só. Minha beleza e minha felicidade é interdependente da beleza e da felicidade do outro. Só assim o mundo será melhor.






Letra daqui:

The Best Thing About Me Is You 

I'm as happy as I can be
Cause I'm allergic to tragedy
The doctor says something's wrong with me
The smile on my face has no remedy

So Baby, don't say no
Come on and just say yes
You know it's time to keep it simple
Let's take a chance and hope for the best

Life is short, so make it what you wanna
Make it good, don't wait until mañana
I think I'm cool cause your name's on this heart shaped tattoo
The best thing about me is you

I cryin' days on our history [history]
I had a change of philosophy [philosophy]
I take each day as it comes to me
And I won't take myself all that seriously

So Babe, don't say no
Come on and just say yes
You know it's time to keep it simple
Let's take a chance, and hope for the best

Life is short, so make it what you wanna
Make it good, don't wait until mañana
I think I'm cool cause your name's this heart shaped tattoo
Hon, the best thing about me is you.

It's you
Oh baby, now I see it's you
(Now the best thing, the best thing)
Oh yes it is
(It's true)

Take off your shoes, lay back, and take a load off
Give me your blues, let me love it away
Nothing to lose, so don't act like such a grownup
Stay out all night in the moonlight with me

(Don't say no; don't say no)
Come on and just say yes
You know it's time to keep it simple
Let's take a chance and hope for the best

Life is short, so make it what you wanna
Make it good, don't wait until mañana
I think I'm cool cause your name's on this heart shaped tattoo
Now the best thing about me is you

It's you
Now the best thing, the best thing, the best thing
About me is you
Now the best thing about me is you.
The best thing about me is you.
The best thing about me is you.
The best thing about me is you

A Melhor Coisa Em Mim É Você 

Estou tão feliz o quanto eu posso ser
Porque eu sou alérgico a tragédia
O médico disse que tem de algo errado comigo
O sorriso no meu rosto não tem remédio

Então baby, não diga não
Venha e apenas diga sim
Você sabe que é hora de manter isso simples
Vamos dar uma chance e esperar o melhor

A vida é curta, então faça o que você quer
Faça direito, não espere até amanhã
Eu acho que sou legal porque o seu nome está tatuado em forma de coração
A melhor coisa sobre mim é você

Eu estou prestando muita atenção nos dias de nossa história [história]
Eu tive uma mudança de filosofia [filosofia]
Aproveito cada dia que se trata de mim
E eu não me levo muito a sério

Então babe, não diga não
Venha e apenas diga sim
Você sabe que é hora de manter isso simples
Vamos dar uma chance e esperar o melhor

A vida é curta, então faça o que você quer
Faça direito, não espere até amanhã
Eu acho que sou legal porque o seu nome está tatuado em forma de coração
A melhor coisa sobre mim é você

É você
Oh baby, agora eu vejo que é você
(Agora a melhor coisa, a melhor coisa)
Ah sim, é
(É verdade)

Tire os sapatos, deite-se e descanse
Dê-me suas tristezas, deixe-me amá-las até o fim
Nada a perder, então não aja como um adulto
Fique fora comigo ao luar por toda a noite

(Não diga não, não diga não)
Venha e apenas diga sim
Você sabe que é hora de manter isso simples
Vamos dar uma chance e esperar o melhor

A vida é curta, então faça o que você quer
Faça direito, não espere até amanhã
Eu acho que sou legal porque o seu nome está tatuado em forma de coração
A melhor coisa sobre mim é você

É você
Agora, a melhor coisa, a melhor coisa, a melhor coisa
Sobre mim é você
Agora, a melhor coisa em mim é você.
A melhor coisa sobre mim é você
A melhor coisa sobre mim é você
A melhor coisa sobre mim é você.

sexta-feira, 5 de agosto de 2011

E como ficou o cabelo!

Bueno, no post anterior disse a vocês que tinha achado uma solução para ajeitar o meu cabelo crespo e ir a uma festa num dia chuvoso, eis o vídeo:



Devo dizer que fiz uma "releitura" kkkk Meu cabelo é mais comprido que o dela, então não fiz o último passo, de virar as pontinhas pra dentro, se não ficaria com maior ninho de cobra!



Fiz tudo na correria então o ponto positivo é que, sim, dá pra fazer em alguns minutos, mas cometi alguns erros que servirão de lição:

1 - Comprei 2 tiaras pretas e 1 dourada: não preciso nem dizer que as pretas "sumiram" no meu cabeção! Dá pra investir numas tiaras douradas e quem sabe até com algum detalhe (flor, strass e etc..).

2 - Os grampos: não escondi direito os grampos (pra não dizer que não escondi!), na foto dá pra vê-los, imagina ao vivo! Mico! Na próxima tenho que prestar mais atenção nisso.

3 - Gel: no vídeos ela não sugere porque tem um cabelo hidratado, o meu como é cheio de fiapos curtos pedindo socorro na frente seria legal ter passado um gel para domá-los.

De resto achei bem legal e vou fazer mais vezes!

;-)