quarta-feira, 4 de janeiro de 2012

Canoas é para os "iniciados"


Moro em Canoas há 1 ano e 8 meses. Quem me acompanha um pouco nas redes sociais já tá cansado de me ver reclamando do transporte, pois bem, decidi explicar melhor as razões da minha indignação.

Antes disso devo esclarecer: não acho que a administração do Prefeito Jairo Jorge seja uma bosta completa, não tenho interesse nenhum em especulações político partidárias e coisa do gênero. Aqui escrevo minha opinião sobre um serviço público, que, em minha opinião, repito, pelo preço que custa deveria ser de excelência.

Dito isso vamos aos "fatos".

Em Canoas existe uma empresa que faz o transporte urbano e outra que cuida do transporte metropolitano e integração com o trem, respectivamente Sogal e Vicasa. Quando me mudei a primeira providência que tomei foi me informar sobre os ônibus disponíveis para o meu bairro, como tenho uma cunhada que mora no mesmo bairro primeiro perguntei a ela que me indicou a linha integração, única usada pela família, pois todos estudam e moram perto de casa. Ótimo, mas eu precisava ir até Porto Alegre e sabia que existia uma possibilidade de ônibus, e também outras linhas que levavam ao centro. Segundo passo consulta aos sites das empresas. E aí começa a batalha.

As informações não existem. Ou melhor, não estão disponíveis pra você reles mortal que quer apenas pegar um ônibus. Quer pegar um ônibus? Te esforça ora!

Comecei tentando descobrir pelo empírico: cada vez que cruzava por um ônibus na minha rua anotava o que estava escrito no letreiro e tentava saber de onde vinha e pra onde ia. Na época ainda tínhamos carro, e meu filhote ia com o marido para a escola, então podia me dar ao "luxo" de ir "experimentando" os ônibus.

Mas paciência tem limite.

Consegui descobrir que na minha rua passa um ônibus chamado "Nazário - São João" e passei a usá-lo todo dia no mesmo horário, até porque nunca consegui saber quais eram os outros horários. Perdia aquele e morria na parada. No site da Prefeitura havia uma cartilha em pdf chamada "Parada Fácil" onde essa linha não constava... Mandei e-mail reclamando, e nada. Fiz mais algumas tentativas por telefone, todas tentando uma informação simples: quais os horários da linha "Nazário - São João"? Nada. Então fui pessoalmente (sim, amigos, em pessoa) na Secretaria de Transportes e uma funcionária imprimiu a tabela horária e me deu.

Uma pausa pra revisar esses primeiros pontos: me mudei para a cidade, não consegui informação sobre as linhas que atendiam o meu bairro, quando consegui saber UMA, não consegui saber os horários, para saber tive que ir PESSOALMENTE, em horário quase "bancário" (ou seja, se você trabalha 8h por dia esquece essa possibilidade) para ter acesso a uma mísera tabela horária de ônibus.

Meus problemas acabaram???

Não, estavam só começando... A tabela simplesmente não batia. Moro duas paradas depois do fim da linha, portanto, se na tabela diz que o ônibus deve partir do bairro às 09:00, mesmo considerando um atraso absurdo ele levaria no máximo 10min para passar na frente da minha casa, certo? ERRADO! Se na tabela diz 09:00 tu espera um ônibus passar no horário que der na veneta!

Nessas andanças descobri uma outra linha que me servia - Linha 2. Dessa vez saber os horários não foi tão difícil, tinha no site da Sogal, mas o itinerário só descobri no método empírico.

E aqui mais um dilema canoense:
Pra onde vai o ônibus chamado Interior? Pra Uruguaiana? Não sei até hoje. Cruzo com ele em algumas ruas e desconfio que vá até o bairro Niterói. E o ônibus chamado "Industrial"? É apenas para trabalhadores da indústria? Brincadeiras a parte a questão é: a linha pode se chamar XPTO467 desde que em algum lugar o vivente possa saber por onde essa linha passa!!! Não é "óbvio" como parece!

Por essas e outras é que digo: Canoas é para os iniciados. Se tu não presenciou a inauguração e/ou criação da linha "Interior" não tem como saber por onde ele passa. Simplesmente não é possível.

Tu pode consultar o site da Secretaria de Transporte, mas não havia no site antigo e continua sem no site novo: nada de linhas, de itinerários, nem sequer a indicação para consultas no sites das empresas. Então consulte o site da empresa Sogal, mas alerto: não tem todas as linhas, a minha faltava até o site sair do ar em novembro. (Ah! Sempre pode piorar: o site que já não tinha todas as linhas, e das que tinha não tinha os itinerários, e com a visualização mais confusa da internet, e agora TÁ FORA DO AR! Mandei e-mail em 19/12 e me disseram que estava sendo reformulado e pela demora terá reconhecimento de voz...).

Resultado: somente pelo telefone você consegue as informações. Pelo menos em tese. Eu só liguei uma vez, porque no atendimento ao cidadão, onde a ligação é gratuita, obviamente eles não sabem os horários dos ônibus (itinerários nem se fala) e te encaminham para o telefone da empresa, que só aceita ligações pagas de celulares. Bueno gente, vocês até podem dizer "Tá reclamando de quê então? É só ligar!", mas convenhamos: eu já pago por esse serviço e agora sempre que eu precisar saber um horário de ônibus tenho que gastar de novo? Na vez que liguei levou uns 5min para a criatura do outro lado da linha achar a informação que eu precisava e eu gastei uns R$ 4,00 nessa ligação. E quem não tem crédito no telefone? E não tem telefone?

A internet é a solução? Em partes. Atualmente Zézinho não tem crédito no celular mas tem internet e computador em casa. O que resolveria de vez seria a produção de informativos distribuídos em pontos estratégicos da cidade e disponíveis nas subprefeituras, nas sessões do Prefeitura na Rua e etc. Esse informativos deverão conter informações de horários e itinerários, telefones dos principais serviços da cidade como hospitais, e como chegar lá. Isso sim seria o CORRETO!!

Aqui outro problema desesperador: se quero ir a algum ponto mais específico da cidade como por exemplo o Hospital de Pronto Socorro, como faço?
Só perguntando na rua e torcendo pra pessoa que tu abordar ser uma "iniciada" pois se tu pergunta pra mim te mando ir no centro perguntar!!!
No site da prefeitura o Hospital não está nem sequer entre os "Telefones úteis"!! Eu não faço ideia pra que lado fica e não posso nem telefonar pra lá pra saber!!!

Tenho vontade de conhecer a Prainha do Paquetá. Mas onde fica? Nem na notícia sobre as obras de revitalização se indignaram a dar o serviço: onde fica?, como chegar?, dá pra tomar banho?, tem lancheria?, é pago?. Para todas essas perguntas apenas uma resposta: SE VOCÊ NÃO É UM INICIADO, NÃO VAI SABER!!! Biblioteca, Museu, Casa de Cultura... não, se você não nasceu sabendo onde ficam, vai morrer sem conhecer.

Não vou nem tocar no assunto acessibilidade para pessoas com deficiência (que se resume a elevador), por que aí esse post não acaba mais. Imagina, uma pessoa como eu que não precisa de nenhum equipamento extra para se mover não consegue, imagino o que padece alguém que usa cadeira de rodas ou muleta. E também vou deixar o transporte metropolitano para outro post.

Onde quero chegar com tudo isso? Primeiro quero assegurado o meu direito a informação sobre os serviços públicos. É absurdo que uma administração que se ocupa de um aeroporto (lembre-se nosso prefeito passou semanas no ano passado fazendo campanha por um aeroporto na região metropolitana) e tem até uma Secretaria da COPA,  não consegue fazer o básico com relação ao transporte coletivo dentro do município. Já imaginou turista tentando andar dentro de Canoas??????

Tenho consciência de que antes era pior, já li e ouvi relatos apavorantes sobre os transbordos e a falta de ônibus em Canoas, mas não é por isso que não posso exigir mais. Não é um favor que peço, é meu direito. Quero poder circular pela cidade com rapidez e conforto, e isso não diz respeito apenas a qualidade dos carros. E pagamos caro por isso, não só na tarifa do ônibus, mas no salário do Secretário de Transportes e (I)Mobilidade e todo seu séquito. Sem falar na Secretaria da Copa, Turismo, Desenvolvimento Econômico, Desenvolvimento Urbano, Obras, Planejamento e Gestão, Segurança Pública e Cidadania, Serviços Urbanos e Meio Ambiente.

Na minha opinião transporte coletivo é dever de 98% das Secretarias municipais.

Fica aqui a minha exigência para 2012.

Prezado Prefeito e demais Secretários,

Consultem o site da EPTC, vejam como posso consultar os itinerários e horários do ônibus: simples, um formulário tosco que qualquer estudante de curso técnico de informática pode desenvolver. Posso consultar por linha, por logradouro e saber os horários dos ônibus acessíveis. Não estou falando de algo sofisticado como o POABus, estou sugerindo uma lista simples, que depois poderá ser impressa e distribuída, talvez na primeira edição junto com o Jornal de Canoas. É só querer.




2 comentários:

  1. Que bonito!
    Como escreve bem...
    Acho que deveria imprimir este post e levar na prefeitura e entregar em todos os gabinetes e mandar um para cada jornal da cidade.
    Marta

    ResponderExcluir
  2. Olha sinceramente, eu acho um tédio pegar ônibus... e qdo ligo p saber dos horários do meu bairro (Mathias velho) sempre tem rsrsrsrs q tal se mudar p cá???

    ResponderExcluir