segunda-feira, 17 de março de 2014

Paixão literária do ano: Jane Austen

Em 2014 ela tomou conta de mim, pelo menos até o mês que estamos: Jane Austen me tem!!

Eu já tinha lido um vez Orgulho e Preconceito e Razão e Sensibilidade, foi na época da escola e lembro de ter achado bem chatinhos. Na ocasião Sonhos de uma noite de verão estava dominando meu coração.

Nas férias de 2013 catando alguma coisa pra ler na casa da minha mãe achei os dois da Jane e resolvi ler novamente, pra dar uma chance. E foi só daí que me dei conta: as duas edições eram versões infanto-juvenis dos romances clássicos, logo, muito provavelmente vinha daí o estranhamento! Li mesmo assim (não tinha muita opção por incrível que pareça!) as duas edições, inclusive no mesmo dia e decidi que no ano eu leria as versões originais.

Acontece que 2013 foi meu ano Oliver Bowden e os Assassinos. Não consegui desgrudar e li os 6 volumes numa velocidade alucinante! Li muito em 2013, em anos não conseguia fazer isso e foi um ano produtivo, mas nada da Jane Austen...

Já tinha até esquecido dela quando entre uns livros que ganhei de uma amiga que desapegou de vários clássicos estava Razão e Sensibilidade, então eu tinha o primeiro e comecei a ler. AMEI! Achei a história encantadora, bem escrita e difícil de largar!

As férias chegaram e num dia qualquer catando alguma coisa pra ver na TV, um canal estava passando o filme de 2005 do Orgulho e Preconceito e na sequência passou o Razão e Sensibilidade (1995): 3h na frente da TV e então a vontade de ler os livros veio de forma avassaladora! No dia seguinte fui na Cultura e comprei o Orgulho e Preconceito, versão completa, e de "troco" o Persuasão. E desde este dia eu vejo pelo menos uma vez ao dia uma cena do filme O&P e leio um trechinho!

É sério gente! Tô doente pela Jane Austen! Li o O&P em 3 dias, e olha que são 500 páginas!

Desde janeiro minha rotina é mais ou menos assim: leio Austen, vejo um filme e/ou série baseado em Austen, leio Austen novamente, busco blogs, livros e a fins na internet. E isso todo dia!

A ideia é ler as seis obras dela, já li O&P (mil vezes!), Razão e Sensibilidade (3 vezes), Persuasão (2 vezes) e estou lendo Emma. de todos também já vi os filmes e séries, sendo que O&P em doses diárias!

Escrevo tudo isso pra me desculpar aos leitores desse humilde blog: o assunto do meu coração é JANE AUSTEN! Logo escreverei mil posts esse ano aqui sobre isso, pretendo opinar sobre os livros, sobre os filmes, as séries, as sequências e adaptações, tu-do!

Pra quem não conhece, nunca ouviu falar deixo aqui o trailer do filme de 2005, que é lindo!!!



Totalmente in love! <3

2 comentários:

  1. Te entendo muito bem! :) As obras dela são maravilhosas mesmo! E O&P é minha obra favorita!

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Até agora nenhuma superou O&P, quando terminar as 6 talvez eu mude de ideia, mas acho difícil!
      Obrigada por ler o blog!

      Excluir