Sou conhecida entre meus amigos por ser "reclamona". E sempre digo a mesma coisa: "sese considera" reclamona a pessoa que não se furta de cobrar seus direitos, sim sou!!
Estou há algum tempo reclamando via twitter e e-mail sobre o transporte coletivo de Canoas. A empresa Vicasa que faz o transporte direto pra Porto Alegre é um verdadeiro vexame: ônibus caindo aos pedaços, tabela horária com intervalos de 45min e falta total de informações decentes aos usuários, e nem tô falando só do site, até por e-mail e telefone eles são péssimos. A outra empresa, que faz o transporte dentro do município, a Sogal, é "menos pior" minha bronca com eles é só a falta de informação: a linha que eu utilizo (Nazário-São João) não consta no site, pra saber a tabela horária tive que pedir por e-mail (menos mal que responderam) e foram feitas duas mudanças no itinerário sem aviso aos usuários.
Então ontem aproveitei e apresentei essas reclamações diretamente ao Secretário. A ferramenta é um pouco confusa, mas a resposta que ele me deu pra falta de aviso sobre a mudança de itinerário foi no mínimo rídicula: foram colocados cartazes nos ônibus avisando que a mudança de itinerário ocorreria a partir do dia 11 de maio.
Hã?
O nobre secretário, que anda diariamente em carro oficial, quis me convencer que havia um cartaz no ônibus que eu pego TODOS OS DIAS no mesmo horário!!! Sei até o número do carro: 079. Hoje peguei ele novamente e cadê o cartaz? Foi retirado assim que a mudança entrou em vigor? Ah tá... senta lá Cláudia...
Bueno, naquele momento tava trabalhando e não pude dar a resposta que eu gostaria ao Secretário, então agora vai:
"Prezado Secretário,
Posso lhe garantir que não havia cartaz algum no ônibus que circulou na linha Nazário-São João entre os horários das 8h às 9h da manhã da semana anterior ao dia 11/05. Utilizo essa linha diariamente, com exceção de alguns dias que pego alguma carona ou coisa que o valha (e isso não aconteceu na semana em questão).
Se cartaz houve nesses carros e por alguma "fatalidade" eu não vi a comunicação segue tendo um problema que precisa ser verificado. Receber informações tão importantes não pode ser uma questão de sorte. É um direito que tenho e se o Sr. realmente acredita que sou "azarada" não há muito o que fazer.
Eu sigo acreditando que é necessário solicitar a empresa em questão maior agilidade e competência na prestação de um serviço público."
Minha maior surpresa foi quando perguntei sobre acessibilidade, ou melhor, a falta de, nas linhas da Vicasa. A resposta: a Vicasa é responsabilidade da Metroplam. Será que o "Secretário de Transportes e Mobilidade Urbana" de Canoas não tem responsabilidade nenhuma sobre isso? A Vicasa não presta serviços em prol da "Mobilidade Urbana" dos canoenses? Pelo visto, não, isso é assunto pra outra secretaria, ou órgão, ou então te vira usuário...
Morro e não vejo tudo....
Junto com isso segue a minha pergunta: devemos ou não reclamar? Vejam que essa criatura que tem poder para mudar uma situação só sabe o que a empresa quer que ele saiba: que foram colocados cartazes e que todos os usuários estão felizes e contentes. Acho que é meu dever informá-lo, assim não poderá mais usar a tão falada desculpa do "eu não sabia".
Toda a conversa com o Secretário está disponível no site da Ágora veja aqui
Nenhum comentário:
Postar um comentário