sábado, 18 de junho de 2011

Gabinete Digital: democracia em rede

Já tinha comentado aqui que fui convidada para o cerimônia de apresentação do Gabinete Digital, ferramenta de interação do estado com a população.

Eu fui, dei uma de tiete com o Paulo Henrique Amorim e tirei horrores de fotos do Palácio!!!

Essa é só pra dizer que tava pertinho kkkk


Morri de orgulho: não só a apresentadora escolhida é negra como o chefe do Gabinete do Tarso, Vinícius Wu também!

Olááááááá tudo béim?? kkkk



As fotos do Palácio fica pra próxima...



Na verdade devo dizer que fiquei bem empolgada, achei o projeto ambicioso. As ideias que mais gostei foi de poder demandar diretamente ao Governador através do "Governador Responde" e também "chamar" o governador para determinada região através da "Agenda Colaborativa".

Tinha um monte de coisas a comentar, mas acho melhor que tu veja o vídeo do lançamento, fica mais claro:

























Na semana que passou o Governador respondeu a primeira pergunta, que se referia à Segurança Pública. A pergunta teve 858 votos! (veja a resposta aqui)

No tema Educação, que eu achei que ia ganhar disparado, a pergunta com mais votos tem 106. Acho que faltou mobilização. Mas também temos que lembrar que esse primeiro momento não ia ser muito mais que isso não, as pessoas demoram um pouco pra tomar conta da ferramenta e entender bem qual o propósito e o funcionamento.

Em linhas gerais posso pontuar algumas coisas.

* no item navegação ele é excelente, primeiro porque usa software livre e segundo por que tem um design limpo e sem grandes "firulas" (leia-se flash e outras cositas) que acabam dificultando o acesso de quem não tem um PC mais encorpado, ou não tem muita "intimidade" com navegação. Nesse ponto ganha disparado da Ágora Virtual de Canoas, que precisa do Microsoft Silverlight e é todo cheio de flash e etc... fica lento e é um saco. Sempre fico tentando imaginar uma pessoa que mal e porcamente usa e-mail tentando acessar uma coisa dessas, no caso do Gabinete até rola, mas no caso da Ágora no primeiro acesso já aparece aquela perguntinha na tela "Deseja instalar?", pronto, a pessoa já acha que é vírus e nem continua! #fail

* falta na página inicial um cantinho para o cadastro/login, tu só descobre que deve se cadastrar quando acessa uma pergunta ou quer fazer uma. Aí já se foi um precioso tempo e é bem possível que tu não consiga voltar pra onde tu estava...

* por ser software livre não tem desculpa para faltar ferramentas de acessibilidade para pessoas com deficiência! Os vídeos não têm LIBRAS, não é possível aumentar as letras e contrastes das páginas e seria ótimo contar com um leitor de tela. Conheci durante um seminário sobre acessibilidade um leitor de tela em software livre e acredito piamente que a equipe de TI do Gabinete pode fazer rodar no site, é só querer. (saiba mais sobre essa ferramenta no Projeto F123). LIBRAS e contrastes nem se fala!!! Melzinho pra equipe do Gabinete!

* outro ponto positivo: agenda realista. Não dá pra querer que o Governador do Estado dedique um dia na semana pra ficar on-line, então a saída de votação para as perguntas serem respondidas e gravar vídeos com as respostas é excelente. Organiza melhor o tempo, sem deixar ninguém no vácuo. Além de "obrigar" as pessoas a se mobilizarem pra ter suas perguntas respondidas. Mais um ponto pra democracia.

* modernização do Estado. E não estou falando aqui somente da ferramenta de controle social, mas de uma visão mais moderna de gestão do Estado. Não dá pra ter twitter e facebook e ficar se achando o "moderninho", pra mim a TI é uma ferramenta poderosa de gestão eficiente e inteligente, basta ver que que grandes empresas da iniciativa privada já conhecem e exploram há anos esse potencial. Porque o poder público tem que viver na era do carimbo e três vias???? Na página do Gabinete Digital é possível ler um folheto chamado "Gabinete XXI. Democracia, Transparência e Gestão na Era Digital" (saiba aqui), onde são apresentados outros dispositivos, além do Gabinete Digital, adotados pelo Governo para a melhoria da gestão da coisa pública. Mais um ponto a favor.

Eu pretendo tirar um tempinho e colocar minhas questões pro Governador responder, então quem me acompanha nas redes sociais, desculpem, mas vou incomodar em breve!!!!!

Pra quem também usa o Gabinete e quer dar pitacos sobre o site a orientação é mandar as sugestões por e-mail para gabinetedigital@gg.rs.gov.br

No twitter é @gabinetedigital

Nenhum comentário:

Postar um comentário